top of page
Buscar

Em agenda oficial à Capital Mundial da Vela, Prefeito Toninho Colucci busca referências para fortalecer setor náutico de Ilhabela

  • Foto do escritor: Editor
    Editor
  • 17 de abr.
  • 2 min de leitura


Em viagem oficial a Newport (RI), nos Estados Unidos, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, esteve acompanhado da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), Helô Lacerda. Reconhecida como Capital Mundial da Vela, a cidade americana é referência ao integrar esporte, educação e empreendedorismo náutico. O objetivo da comitiva foi conhecer iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento econômico local.

A agenda, realizada em 15 de abril, começou com um encontro com os velejadores Ann e Larry R. Glenn, referências da vela nos Estados Unidos. Larry financiou o Sailing Museum e a Escola de Tecnologia e Negócios de Newport. Ann é considerada a maior especialista em segurança da navegação à vela no país.

Na sequência, a comitiva visitou o IYRS, considerada a melhor escola de tecnologia e comércio náutico dos EUA. A instituição une tradição e inovação com espaços dedicados à construção de embarcações e à formação em sistemas elétricos e motores. O local também abriga a mais completa biblioteca náutica do país.

“O conceito de um centro interativo de vela é totalmente viável para Ilhabela. Temos potencial para unir esporte, educação e turismo com projetos que beneficiem nossa população e atraiam visitantes o ano todo”, afirmou o prefeito Toninho Colucci.

A visita ao Sailing Museum permitiu conhecer simuladores e experiências interativas que celebram a história da America’s Cup, principal competição mundial da vela. A programação também incluiu o tradicional New York Yacht Club, que em setembro receberá uma regata mundial promovida pela Rolex, com participação de uma equipe de Ilhabela.

“A princípio, a ideia era apenas visitar o Sailing Museum, pensando em uma atração indoor para Ilhabela. Mas a viagem ganhou outra dimensão. Conhecemos centros de excelência que podem inspirar novos investimentos em formação, cultura e economia náutica”, avaliou Helô Lacerda.

A visita técnica ainda incluiu uma passagem pelo centro comercial de Newport e pela região turística de Bowen’s Wharf, referência em como a vocação náutica pode impulsionar o desenvolvimento econômico local.

 

Comments


bottom of page